quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

1961 (Progetos Spacewar)





Em 1961, um grupo de estudantes da Massachusetts Institute of Technology (MIT) testavam pela primeira vez um jogo desenvolvido em um enorme computador ques custava mais de milhares de dólares, o "Specewar", um jogo de batalha espacial.
    O programa foi desinvolvido no DED PDP-1,um computador bem maior do que os de hoje,os criadores não tinham objetivo de ganhar dinheiro,pois na época não existiam computadores. 
   Rusell tinha um desafio de fazer um computador ao invés de válvular e uma tela,um computador dotado de transistores.O TX-0 conhecido como Tixo tinha objetivo de transpor a ficção científica da literatura para uma outra mídia.
   O TX-0 acabou sendo abandonado por um otro programa ainda mais rapido e igualmente programável e podia ser ligado instatãneamente,diferente dos anteriores que precisava de uma manhã inteira para aquecimento interno,esse programa era chamado de PDP-1, que deveria demonstrar as capacidades do computador, usando quase todo seu potencial, ser interessante e interativo (diferente toda vez que rodado),envolvendo o usuário de maneira atrativa e prazerosa,ou seja, deveria ser um jogo.
   O Spacewar era um jogo que tinha duas naves, uma rotina para simular inércia e um campo estelar aleatório para ajudar a controlar o movimento,e um botão de pânico para ermegências,e assim foi criado o Hiper-Espaço, e tinha tambem uma estrela no meio do campo de batalha que poderiam tanto ajudar como atrapalhar o jogador.
    O jogo só teria finalizado em 1962,Rusell não ganhou nenhum dinheiro com isso,mas isso não significou que os outro não lucraram com ele.


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário